Sustentabilidade na Educação
27 de jun de 2012. Categoria(s): Educação
Estamos aqui novamente falando de “revolução sustentável”. Na verdade, revolução educacional sustentável. Isso porque acreditamos que só por meio da educação é que vamos conseguir mudar o mundo. Lembram do Resumo da semana? Pois bem, precisamos compartilhar nossas ansiedades para podermos concretizar a solução para essas aflições.
Por isso, vamos iniciar nossas discussões sobre os resultados da Rio + 20. Já que foi um evento de grande porte, que movimentou gente de muitos países, há que se dar crédito àquelas pessoas que foram fazer a diferença naquele lugar.
Segundo a notícia da Universidade Castelo Branco, “Como resultado do encontro, basicamente, foi ressaltada a importância de discutir, nas Instituições de Ensino, o desenvolvimento sustentável na execução de projetos e programas, e a inclusão de disciplinas que apliquem o tema nos currículos, levando ao despertar de uma consciência verde aos alunos e professores”.
Primeiramente, “ressaltar a importância de discutir o desenvolvimento sustentável na execução de projetos e programas” parece ser uma resolução pouco prática. Como fazer isso acontecer é que queremos saber. Afinal, a importância todos conhecemos.
Segundo, “inclusão de disciplinas que apliquem o tema nos currículos, levando ao despertar de uma consciência verde aos alunos e professores”. Ora, senão na escola e na família, onde mais o aluno aprende a desenvolver “consciência verde”? Propaganda política? Televisão? Internet? Acreditamos que o professor já faz isso e há muito tempo.
Afinal, precisamos de soluções práticas e rápidas. Educação é a palavra. Educação em seu mais amplo significado.
Dê sua opinião, professor. Agora é o momento de você compartilhar sua experiência que, certamente, será importante para muitos outros.
Equipe Muitas Letras para o Blog Sala dos Professores